quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O Verdadeiro Espírito do Natal

 
Em 25-12-2011, às 8hs e 50min.

"Glória à Deus nas Alturas e Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade". Damos graças ao Senhor, é nosso dever e nossa Salvação, eis que é o Senhor de todas as coisas que há no Céu e na Terra.

Passei a semana inteira pensando em uma mensagem de Natal, que pudesse transmitir à todos vocês. Encejava mostrar-lhes o significado desse dia tão especial, onde as preces parem ecoar numa única voz, em todo o Universo, pela dimensão que tem esse dia e, pelo que disperta nos corações dos homens de boa vontade - a fraternidade.

Porém, nada aconteceu de especial. Nenhuma inspiração espiritual, nem ao menos poética. Nada! Ao invés de acontecimentos natalícios, um anjo ... sei lá, tocando trombetas no céu anunciando a chegada do Mestre Salvador, assistia a todo instante na TV, notícias trágicas, desastres, infortúnios, lágrimas ... Aquele incêndio na favela, em São Paulo. As chamas e labaredas tornando cinza o Natal daquela gente esquecida da humanidade, chorei suas vítimas. Pensei: "que Natal para essa gente!". Orei por aquelas pessoas que perderam o pouco que tinham e, pelas quais (duas), perderam a vida terrena, de maneira tão trágica. Em uma das entrevistas, emocionei-me com o gesto de uma das moradoras atingida pelo incêndio: "consegui salvar tudo, mas não posso comemorar o Natal, sabendo que existem pessoas que perderam tudo". Senti a sua solidariedade ao resignar-se, fraternalmente, com aqueles que eram os seus próximos.

Em seguida, recebi uma mensagem, via e-mail, de uma pessoa muito especial, entitulada: TRISTEZA.  Gelei antes mesmo de abrí-la. Respirei fundo e li em suas linhas o desejo revelado de morte. Dizia: "Não teremos mais Natal, num ato impensado, pedi demissão do emprego, como sou "burro", não vou receber nem salário desemprego e, as promessas de trabalho desapareceram, o que me dói é fazer, assim, minha família sofrer, pensei em abreviar meus dias ...". Chorei junto com as suas lágrimas, então, respondi-lhe o e-mail, na tentativa de restituir-lhe o equílibrio espiritual e a paz, com a seguinte mensagem, à mim enviada, pelos amigos espirituais:

"Amado irmão,

Sua tristeza também é minha. As suas lágrimas também são minhas. Você não está só, estaremos sempre ao seu lado, apoiando-lhe. Não importa que não seja o Natal que você planejou. Não se sinta culpado, nem burro. Vivemos num mundo de provações e tudo o que temos que passar ninguém passa por nós. Seu filhos são maravilhosos, são a luz da sua vida, anjos a te guiar. Confie em Deus acima de tudo. Ele não abandona jamais os vossos filhos. 

Ao invés de lastimar ou entristecer-se, aproveite esta oportunidade e agradeça por tudo, pelo sofrimento, pelas dores, pelo fracasso, pela luta e por poder recomeçar. Você é forte, é iluminado pois você é bom, faz o bem e, Deus, que é justo, tudo vê. Aguarde confiante meu irmão querido, que tudo irá ficar bem, acredite. A fé é paciente, não se desespere jamais, nem pense em abreviar suas dores abreviando os seus dias, porque o sofrimento aqui é passageiro, por outro caminho, ele dura uma eternidade. Acredite-me, eu já passei por isso. "Se quer mudar sua vida, comece mudando o seu pensamento". Mantenha-o firme, eleve-o à Deus. Não perca jamais a esperança. Creia, Ele está do seu lado sempre.

Não importa sua situação financeira, irei passar o final de ano com vocês como haviamos planejado, choraremos juntos se assim for preciso, mas acharemos, em Deus, uma forma de abrandar os males que você está enfrentando. Lembre-se: 

Natal é bem mais que mesa farta, que roupas novas, presentes ... Natal é nascer em Cristo, e devemos buscar renascer todos os dias de nossas vidas. Natal é momento de reflexão sobre nossa relação com o Aniversariante do dia, de nos confraternizarmos conosco mesmo, perdoarmos à nós mesmos, pelas nossas fraquezas e, assim, encontrarmos-nos com o Cristo que está dentro de cada um de nós. Aproveite este momento de sua vida para ensinar novos valores aos seus filhos, sabemos o quanto são inteligentes e compreensíveis. Passe essa mensagem para eles, para que eles percebam o verdadeiro significado do Natal, tenho certeza que Deus ficará feliz em você conseguir transformar sua dor em sabedoria. Que o Senhor lhe abençoe meu irmão e traga paz para o seu coração aflito".

(Bem-Aventurados os Aflitos, cap. V; 1- 2)

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventuradosos que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino do Céu (Mateus, v;5,6 e 10).

Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus. Bem-aventurado os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque rireis. (Lucas, VI:20, 21).

Finalmente, na manhã de hoje  (25/12/2011), ouvi a seguinte mensagem ao despertar: "Agora você já pode escrever sua mensagem de Natal, pois agora você já viveu o Natal". Mas como? Eu não havia ainda vivido o Natal? Respondeu-me: "Sim, você vivera sempre o Natal como muitos o vivem, na certeza da mesa farta, nas vestes novas, na casa arrumada, decorada para receber somente a família. Você viveu na opulência das conquistas mundanas, ainda que, muitas vezes, o seu coração voltasse vázio das festividades, sem você comprendê-lo. Hoje, você pode escrever sobre o Verdadeiro Espírito de Natal, pois que agora, você compreende porque o seu coração ficava no vázio das buscas incontidas, da insatisfação das preces não atendidas e dos desejos não realizados". 

O Natal significa nascimento, e, como nada acontece nesse mundo sem um propósito Divino, eis que nasceu o Salvador. As aspirações do mundo, muitas vezes, faz-nos dar um sentido errôneo aos desígnios de Deus. Natal significa nascer em Cristo, ou, renascê-Lo em nossos corações. Nesse dia, os sinos celestiais ecoam, fazendo-se ouvir em todo o Universo. A Estrela Guia faz-se presente iluminando a todas criaturas, nesse mundo de provas e expiações, mostrando o caminho único para a Salvação, JESUS.

Então, todos os corações unidos neste sentido, fazem da Terra a Sua manjedoura. Porém, há corações que apartaram-se em buscas outras, que fogem o verdadeiro sentido cristão do Natal, cumprindo  interesses do mundo: "Não se pode servir à Deus e a Mamon". Eis, então, a causa das calamidades e dores terrenas. O Senhor Deus, deseja livrar o mundo da miséria e da opressão.  Deseja resgatar todo o seu rebanho. Senão pelo amor, pela dor, porque é no sofrimento que a alma silencia-se em verdadeira comunhão com Deus. Na hora das tribulações, vêem-se quem são os vossos filhos resignados. Aqueles que amam ao seu próximo, aqueles que esquecem-se de si mesmos em favor daqueles que sofrem. Pois, para amar à Deus, é preciso amar ao seu semelhante: "Amarás ao Senhor teu Deus, sobre todas as coisas, e ao teu próximo como a ti mesmo".

Ao perceber as dores do mundo, através das tragédias e das perdas de entes queridos, chora as lágrimas dos que tudo perdeu. Compadece-se, em oração. No entanto, esquecendo-se de que aqueles que padecem, são os eleitos de Deus, diz-se: "acabou meu Natal!... "Homens de Boa Fé, o Natal foi celebrado!

Quem entendeu essas palavras, compreendeu o prisma natalino.

O Natal foi a lágrima que se derramou pelo o outro. Foi o lençol, o agasalho que se doou. Foi o alimento que saciou a fome daquele que nada tem. Foi a prece feita em cada lar, em segredo, por aqueles que partiram. Se ainda nos sensibilizamos com as dores do mundo, esquecendo-nos de nós mesmos, é porque o Amor Divino se faz presente. Trazer esse Amor para dentro de cada um de nós, sendo solidário com o próximo, é nascer em Cristo. Eis o Verdadeiro Espírito de Natal.

Luz e Amor!


"Nas grandes calamidades, a caridade se agita, e veêm-se generosos impulsos para reparar os desastres. Mas, ao lado desses desastres gerais, há milhares de desastres particulares, que passam desapercebidos, de pessoas que jazem num miserável catre, sem se queixarem. São esses os infortúnios discretos e ocultos, que a verdadeira generosidade sabe descobrir, sem esperar que venham pedir assistência ... É assim que esta mãe verdadeiramente cristã vai formando sua filha na prática das virtudes ensinadas pelo Cristo. É espírita? Que importa?" (Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita, cap. XIII; 4. O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.