quinta-feira, 3 de maio de 2012

O sofrimento é um bem necessário


Em 03-05-2012, às 18hs e 30mint.

"Por que apesar de estarmos de posse do vosso conhecimento -  o Evangelho - ainda nos encontramos sob o efeito das paixões?". Conversava mentalmente com o meu Mentor no salão doutrinário antes do estudo do Evangelho. Encontrava-me aflita pois deixei-me levar, mais uma vez, pelos vícios, nossos males terrenos. "E agora?". Questionava-me em silêncio. "Será que hoje eles (guias) virão acompanhar-me diante da minha fraquesa?". Puriniam-me afastando-se de mim, deixando-me no vázio das minhas angústias sem respostas?

Então, uma súbita energia arrastou-me até a sala de pedidos de prece, e, vi-me com folhas de papel em branco e uma caneta nas mãos. Minhas mãos deslocavam-se mais rapidamente do que meus pensamentos:

"Isto porque não estamos de posse do conhecimento. Conhecimento é entendimento. Estar de posse do Evangelho e não entendê-lo não é estar de posse do conhecimento, é apenas estar de posse de um objeto repleto de escritas não decifradas. O entendimento vem da alma e do Espírito. Logo, como afastar-se das paixões do mundo se as sente na alma, mas não as compreende? Não as compreendendo não as aceitas e não as aceitando como curar-se? Elas existem na medida certa para o desenvolvimento de cada um, vê-se, são necessárias.

Não fiqueis aflitos. Ainda há tempo e logo toda essa angústia cessará. Toda dor cessará. Não lastime os seus atos, não sofra, aprenda somente com seu acertos, acertos sim! Se tentamos melhorar já estamos acertando, é o primeiro passo. Não queira que nada aconteça antes do seu tempo pois que o tempo de Deus não é o nosso tempo. Logo, antecipá-lo é perda de tempo e denota pouca fé no Criador. A ansiedade é fruto da pouca fé, pois que a fé acalma, espera sem tormenta, pois sabe que o dia da colheita chegará e o fruto só dá no seu tempo. Confie! Nada acontece sem a permissão Divina. e sendo permitido por Deus é por ter algum significado benéfico, porque nada que venha da Inteligência Suprema é fruto do acaso, pois que o Senhor Deus é justo e sábio.

Viva o seu tempo, viva as suas dores, viva as suas perdas, viva os seus amores, a felicidade não tarda a chegar. Eis que todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão, porque assim determina o Pai que está no Céu. "Aqueles que aceitam seus sofrimentos com resignação por submissão à Deus e com vistas à sua felicidade futura, não trabalham senão para si mesmo, podem tornar seus sofrimentos proveitosos aos outros?".

"Esse sofrimento pode ser proveitoso a outrém material e moralmente. Materialmente, se pelo trabalho as privações e os sacrifícios que se impoem contribuem para o bem-estar material do próximo. Moralmente, pelo exemplo de sua submissão a vontade de Deus. Esse exemplo do poder da fé espírita pode estimular os infelizes à resignação, salvá-lo do desespero e de suas funestas consequências para o futuro". São Luíz. Paris. 1860. (Bem-Aventurados os Aflitos, cap. V; 31. O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Assim Seja!

Espírito Protetor

Ao final do Evangelho, um amigo da casa, o jovem Victor, permaneu ao meu lado. Desejoso de ler a mensagem, fitava-me, mas não à mim. Disse-me que junto de mim, em todo o momento que trancorreu o estudo do Evangelho, um senhor (o Mentor) manteve-se ali. Logo, os dois conversaram. A mensagem também era dirigida a Victor, pois que anda cheio de angústia e ansiedade em trabalhar com a espiritualidade e, para muitos que ali se encontravam com suas culpas e ansiedades.



"Vossa terra é por acaso um lugar de alegrias, um paraíso de delícias? A voz do profeta não soa ainda aos vossos ouvidos? Não clamou ele que haveria choro e ranger de dentes para os que nascessem nesse vale de dores? Vós que nele viestes viver, esperai portanto lágrimas ardentes e penas amargas, e quanto mais agudas e profundas forem as vossas dores, voltai os olhos ao céu e bendizei ao Senhor, por vos ter querido provar! Oh, homens! não reconhecereis o poder de vosso Senhor, senão quando ele curar as chagas do vosso corpo e encher os vossos dias de beatitude e de alegria? Não reconhecereis o seu amor, senão quando ele  adornar vosso corpo com todas as glórias, e lhe der o seu brilho e o seu alvor? Imitai aquele que vos foi dado para exemplo. Chegado ao último degrau da abjeção e da miséria, estendido sobre um montouro, ele clamou a Deus: "Senhor! conheci todas as alegrias da opulência, e vós me reduzistes à mais prpofunda miséria! Graças, graças , meu Deus, por terdes querido provar o vosso servo". (Bem-Aventurados os Aflitos, cap. V; 19. O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.