quarta-feira, 16 de maio de 2012

Esperança, Felicidade e Alegria

  "Feliz é aquele que ensina o que sabe e aprende o que ensina"

Em 14-05-2012, às 6hs.

Muitas vezes desconhecemos de onde nascem as nossas dores. Elas brotam da alma arraigada pelo orgulho, pai de todos os males. Por não conhecermos os propósitos de Deus, sofremos pela desesperança reproduzida pela pouca fé e pelo medo oriundo de um passado inconsciente. Percebemos que já vivenciamos certos acontecimentos em alguma outra existência ou, mesmo nessa, pois que, trazemos compromissos e, existem também causas atuais, a Lei de causas e efeitos explicada pelo "O Evangelho segundo o Espiritismo".

Por não os trazer na lembrança, tornamos-nos endurecidos, ou, simplesmente, acovardamos-nos e fugimos. O medo nada mais é do que um mecanismo de defesa da alma, fruto da pouca fé. O único remédio para o medo é a fé inabalável. Se a tivessemos, o medo não nos venceria, e, a ansiedade não se faria nossa companheira de jornada. A ansiedade é um sintoma da pouca fé que nos faz sofrer por antecipação. As coisas não acontecerão diferente das nossas expectativas somente porque as ansiamos muito. Serão como deverão ser, pois que, não cai uma folha na Terra sem a permissão Divina. A fé é paciente, calma, jamais causa aflição, porque compreende que tudo vem do amor de Deus para as suas criaturas. "A fé raciocinada, que se apoia nos fatos e na lógica, não deixa nenhuma obscuridade: crê-se, porque se tem certeza, e só se está certo quando se compreendeu" (A Fé que Transporta Montanhas, cap. XIX; 6. O E.S.E.). A fé inabalável abranda, persevera, compreende e confia.

A prece fortalece a fé, pois que, eleva o nosso pensamento à Deus e sintoniza-nos com os Bons Espíritos, seus mensageiros. Diante de uma ameaça iminente, ao invés de rogarmos clemência ao Senhor, colocamos-nos como vítimas do Seu esquecimento: "Deus esqueceu de  mim!", esquecendo-se que o sofrimento é causado por cada um a si mesmo. O sofrimento, assim como a felicidade, é "devolução". "É uma construção a fazer, onde o alicerce está em você" (Emmanuel). O sofrimento não é castigo dos Céus e sim, remédio para os males da alma, para a cura dos espíritos ainda endurecidos pelo orgulho, vaidade e egoísmo. Esses vícios odiosos, consequências de histórias de um passado sangrento e de guerras, de conquistas festejadas através das lágrimas de inocentes, do suor e murmúrios de alguém. Ninguém sofre o que já não fez sofrer outrora.

"Meu Reino não é desse mundo. No mundo tereis aflições mas tende bons ânimos. eu venci o mundo" (Jesus). Vivemos no mundo de "provas" e "expiações", confinados em nossos próprios cárceres cumprindo as nossas penas. Como esperar encontrar felicidade neste mundo? Aqui estamos não para sermos punidos e sim, para purificarmos-nos. "Expiação", pela etimologia da palavra é depurar, purificar. O mundo feliz é para os Espíritos puros. "Ser" feliz é diferente de "estar" feliz. Experimentamos, neste mundo, algumas alegrias (momentos de felicidade) sustentadas pela nossa vaidade, pelo nosso orgulho e egoísmo, e, logo as perdemos, pois nada que não seja construído com sentimento puro de amor é permanente. A felicidade existe, nós é que não nos colocamos onde ela realmente está, dentro de cada um de nós. Procuramos no exterior. No entanto, a felicidade pode ser desenvolvida através da fé, da esperança, do otimismo, do aprender a enfrentar os problemas com coragem e perseverança.

O espírito consciente de sua condição de presidiário num corpo físico, intentando a libertação, que é gradual, adquirida através de nossos esforços em melhorar moralmente, enfurece-se por desejar burlar os designios do Senhor e cai em desânimo, no vázio da fé. "(...) de todos os infelizes, os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo" (Francisco Xavier). O importante não é ser feliz agora mas compreender que tudo acontece para o nosso bem, e, se estamos aqui, nesse reformatório é para o nosso bem e para alcançarmos a felicidade eterna. Jesus ensina: "quem está neste mundo pagando suas contas é feliz"

Deus não é somente soberano e justo, é misericordioso. Sofremos bem menos do que merecemos por misericórdia Divina. Deus não deseja o sofrimento de suas criaturas pois os criou segundo à Sua semelhança. Por que permitiria o martírio na cruz de Seu Filho amado, Espírito Puro por excelência, se não fosse para a nossa salvação? Se Deus permite o mal é porque sabe que dali vai nascer um bem maior. Jesus é exemplo de fé e resignação ao qual devemos nos guiar. Deus é "Inteligência Cósmica Universal", nada fez por acaso, pois que "o acaso não é inteligente" (Espírito Hammed). Tem-se que sofrer com resignação e bom ânimo para sair desse mundo de expiações. Nenhuma lágrima corre se não por merecimento da alma, cujo a finalidade é a purificação da mesma.

Ter esperança é saber que as coisas ruins podem retornar mas que já estamos preparados para este retorno, já as percebemos de forma diferente e, tomamos outra postura diante da vida superando o sofrimento. Sofrimento este intensificado, muitas vezes, pela percepção errada que temos da vida e que se origina do medo, da falta de fé e confiança em si mesmo. O espírito não regride, o processo é evolutivo. Não saber de onde nasce as angústias que permeiam nossa vida não significa regressão, é, muitas vezes, uma forma do espírito se fortalecer, "igual uma gripe, ninguém sabe de onde vem, mas, o corpo cria anticorpos contra os vírus, se fortalece, assim, a alma, cria forças para seguir na luta diária" (Naziembique).

O Espiritismo convida para o amor e para a caridade, eis a chave da felicidade. "Porque muito amou, os seus pecados foram perdoados" (Jesus).

"Vigiai e Orai" para que os teus dias de prisão sejam breves e que possas penetrar no mundo dos felizes, daqueles que tiveram a sua alma purificada pelo amor e pela caridade. Os mundos celestiais só são possíveis aos Espíritos que ascenderam à Luz. Suportes com fé e sem  lastimar as aflições da vida e agradeças ao Senhor por puder expurgar os males de tua alma. Regozija-te por tuas dores, pois que, fostes o eleito do Senhor a alcançar a Luz. O caminho é longo, o trabalho é árduo, porém, a vitória é certa. Assim, com o nascer de cada dia, aproveites para preencher as páginas em branco da tua vida, reescrevas cada linha com virtude, amor ao próximo e confiança na fé. Então, ouvirás soar as trombetas dos anjos celestiais anunciando a chegada de mais uma alma bendita ao Reino de Deus Pai. Assim Seja!

Amor e Luz!


"(...) A fé sincera e verdadeira é sempre calma. Confere a paciência que sabe esperar, porque estando apoiada na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao fim. A fé insegura sente a sua própria fraqueza, e quando estimulada pelo interesse torna-se furiosa e acredita poder suprir a força com a violência. A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança, enquanto a violência, pelo contrário, é prova de fraqueza e de falta de confiança em si mesmo" ( A Fé que Transporta Montanhas, cap XIX; 3. O Evangelho Segundo o Espiritismo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.