sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Minha Alma Chora

Estou chorando neste momento, chorando pela Humanidade. Pobre Humanidade tão desumana. Vejo a tristeza no semblante do Senhor e, envergonho-me. Calo-me num silêncio profundo, no silêncio da alma que chora. Interrogo-me sobre como tenho me comportado diante das dores do outro, dores nem sempre reveladas por palavras. Vejo-me naqueles que não me estenderam à mão, não me cederam o lugar ainda sendo visível o meu problema. Penso que estes tenham, provavelmente, problemas maiores do que o meu, por isso, negaram-se a caridade. Há problemas que só a alma que sofre pode saber.

Dirigia-me a uma consulta médica para retirada dos pontos cirúrgico, o rosto ainda revelava o meu padecer, porém, ninguém ali, compadeceu-se. As pessoas baixavam a cabeça, ora viravam para a janela, talvez, muito provavelmente, com vergonha de si mesmo, vergonha por não trazerem mais em si a caridade, o amor ao próximo. Se olham para o outro em sofrimento de qualquer natureza é por simples curiosidade ou para deferir comentários, muitas vezes, jocosos, que fazem doer ainda mais a ferida aberta, sem nenhum gesto de humanidade, solidariedade, de compromisso cristão. Sim, é muito triste a Humanidade, ou a falta de humanidade. Olhar para o outro deve ser realmente desconfortante para essas pessoas.

"O descaso com as dores do outro é lastimável aos olhos de Deus. Piedade Senhor, por essas alma errantes que nada sabem, que nada veem. A vida do próximo tornou-se coisa banal,  por isso, o mundo caminha em passos largos para o fim, com muita dor e sofrimento profundo. Piedade Senhor! Sinto por todos que não compreendendo a Verdade, comportam-se assim, indiferentes com a dor alheia. E, ainda, deseja-se um mundo melhor? Se deseja um mundo melhor, melhore a si mesmo. Enquanto olharmos para o próximo com descaso; olharmos para a violência como ordem natural, jamais faremos deste mundo um mundo melhor. A negação da solidariedade não é somente egoísmo, mas, também uma forma de violência: egoísmo e violência são contrários a Lei do Amor.


Se a vida já é difícil, torna-se ainda mais com o nosso comportamento egoísta para com aquele que poderia ser nós mesmos. "Amai o teu próximo como a ti mesmo", a segunda maior Lei de Deus. E creia, Deus está sobre todas as coisas e para lhe amar sobre todas as coisas é preciso amar ao próximo, então, estas duas máximas tornam-se uma única e maior de todas: "Amai ao Senhor teu Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo"".
                                                                            ( Em 05/10/2011, às 11h, por um Espírito Protetor)




 "Amigo, lembrai-vos deste preceito: Amai-vos uns aos outros, e então, ao golpe do ódio respondereis com um sorriso, e ao ultraje com o perdão"
(Amais os Vossos Inimigos, cap, XII; 12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.