domingo, 16 de outubro de 2011

Celebrar a Vida


 SORRIA!
Afinal, você chegou para a vida, e a vida nada mais é do que um presente de Deus aos seus escolhidos.


A vida é para ser celebrada todos os dias. Mas, é tão somente na eminência da morte prematura que a olhamos com maior profundeza e clareza da alma. Nesse momento chamamos: "Senhor! Senhor! Tendes piedade de mim, não me deixeis morrer." Diante da morte suplicamos por mais um instante, um único que seja, para fazermos o que ainda não tivemos tempo de fazer.

Éh!, diante da morte eminente o tempo torna-se curto, então, percebemos quanto tempo gastamos sem nada de proveitoso termos feito. Prometemos à nós mesmo, na hora fatal, em que nos agarramos às asas dos anjos celestiais, na tentativa desesperada de adiar o tempo, como se possível fosse, pará-lo: "Se eu sair dessa, vou ser uma pessoa melhor; vou aproveitar melhor a vida". Percebemos o quanto o tempo foi rápido e curto diante de todos os compromissos assumidos neste mundo terreno. Desesperamo-nos em saber, no íntimo, no âmago de nossa existência, que nada poderemos levar desta existência que não os tesouros acumulados na alma e no coração.

Pensamos, então, no sorriso que não provocamos; nas lágrimas que fizemos rolar na face de alguém; nas mãos poucas vezes estendidas; nos abraços esquecidos; na solidariedade que não se fez. Sentimos imensamente a necessidade do perdão. O perdão que não se deu, o perdão que não se permitiu. Tudo seria diferente se tivessemos só mais um instante... A alma trás em si mesma, até para os mais incrédulos, a sentença anunciada, apenas, lembramo-nos disso nos últimos momentos de sopro Divino. Gostariamos, desesperadamente, de cumprí-la. Somos conscientes de que falhamos com o Senhor, com o próximo e, consequentemente, conosco mesmo. Sabemos que não há mais tempo para a reparação. O tempo não para e a vida não espera. 

Então, não percamos mais tanto tempo em vão, com coisas que jamais daremos acabamento. O tempo pode durar muito mas nunca uma eternidade. Não teremos  todo o tempo do mundo para fazer cumprir o nosso papel, nesse grande palco que é a vida terrena. Logo as cortinas se fecham e, com certeza, teremos uma eternidade para nos arrepender. 

Celebremos a vida agora, a cada amanhecer, que ainda há tempo. Não esperemos para o arrependimento futuro. Perdoar ainda que há tempo. Perdoar ao teu próximo, perdoar sem se importar com quem errou. Sejas o primeiro a levantar a bandeira da paz. Eis que todos os Anjos Celestiais receberam a ti com o toque das trombetas e dos clarins, celebrando a chegada de uma alma bendita e pura ao reino do Céu. Não há nada mais que tu possas entregar ao teu Senhor, senão o teu coração purificado pelo perdão.

(por um Espírito Protetor, em 01/10/2011, às 22h)


" Pedi a luz que deve clarear o vosso caminho e ela vos será dada; pedi força de resistir ao mal, e a tereis; pedi a assistência dos Bons Espíritos, e eles virão ajudar-vos..." (Buscai e Achareis, cap. XXV; 5 - Evangelho Segundo o Espiritismo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.