sábado, 6 de abril de 2013

"Sede perfeitos como o vosso Pai Celestial é perfeito"



Em 20-03-2013, às 8hs.

Disse Jesus aos seus discípulos: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra" (N.T., João 4; 34). Fiquei pensando na abnegação de Jesus, por amor ao Pai Celestial. Somente Jesus, Espírito Puro, para esquecer-se de si mesmo por amor a Deus. Sinto que jamais poderia fazer igual a Jesus, apesar do desejo íntimo de tornar-me um ser melhor, porém, esquecer da fome, da sede, das vestes, das necessidades terrenas, não, eu não conseguiria, ainda sinto muita necessidade dos bens materais para pensar em despir-me deles, como fez Jesus na Terra. E, então, desisto do que sou já que estou tão distante de ser um Espírito elevado? Como ser perfeito num mundo cheio de ilusões, de paixões e necessidades materiais?

"Certo que Deus nos criou para sermos felizes na eternidade, mas a vida terrena deve servir  unicamente para o nosso aperfeiçoamento moral, o qual se conquista facilmente com a ajuda do corpo e do mundo material. Sem contar as vicissitudes comuns a vida, à diversidade de vossos gostos, de vossas tendências, de vossas necessidade, são também um meio de vos aperfeiçoardes, exercitando a caridade" (E. S. E., cap. XI; 13). O mundo terreno e tudo o que nele encontramos são elementos importantes que Deus colocou-nos para trabalharmos a caridade. Tudo o que há sobre a Terra existe para o progresso moral da Humanidade. São ferramentas utilizadas por Deus, e que não devemos desprezar, mas, utilizar a favor do próprio aperfeiçoamento moral. Muitas encarnações se perdem pelo sexo, poder, riqueza e necessidade. Atentamos ao que disse Jesus aos vossos discípulos: "Não estejais apreensivo pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que o vestido" (N.T., Lucas 12; 22).

"Sede perfeitos como o vosso Pai Celestial é perfeito" (Jesus). Se fossemos perfeitos Deus não seria Onipotente. Porém, Jesus ensina como nos tornarmos perfeitos no mundo em que nos encontramos: a perfeição através da caridade, do amor ao próximo. Jesus não pede para que sejamos perfeitos, iguais os Espíritos Puros no mundo celestial. Ele fala da perfeição relativa a Humanidade: "Vivei com os homens do vosso tempo, como devem viver os homens". Jesus veio com a "missão" de progresso da Humanidade, oferecendo-nos o modelo de perfeição a que a Humanidade pode aspirar neste mundo. 

Missão é para os Espíritos Superiores, "sua superioridade os torna mais aptos do que os outros para nos darem noções mais justas sobre as coisas do mundo corpóreo, nos limites do que é permitido aos homens conhecerem" (L. E., cap. 1,  Livro 2º, questão 111). Os Espíritos imperfeitos vêem ao plano terreno como "prova" (oportunidade) e "expiação" (remir a culpa). São as características gerais de um Espírito em evolução na Terra: "predominância da matéria sobre o espírito, propensão ao mal, ignorância, orgulhos, egoísmo e todas as más paixões que lhes são consequência" (L. E. cap. 1,  Livro 2º, questão 101). A classificação dos Espíritos, nos mostra Allan Kardec, no Livro dos Espíritos, "baseia-se sobre o grau de seu adiantamento, sobre as qualidade que adquiriram e sobre as imperfeições das quais devem ainda se despojar". Crer-se superior sobre a Terra é uma imperfeição humana, fruto do orgulho e da vaidade.

Quanto mais amor tivermos em nosso coração, mais nos assemelhamos a Deus, que é amor. A verdadeira caridade não consiste em impulsos de generosidades, mas, esquecer-se de si mesmo em favor dos mais necessitados. Caridade é abnegação. Como Jesus ensina: "sacrificai-vos as necessidades, e até mesmo às frivolidades de cada dia, mas fazei com um sentimento de pureza que as possa santificar" (E. S. E., cap. XVII; 10).

A caridade é impossível sem a fé, "ao fazer qualquer coisa voltai o vosso pensamento a fonte suprema; nada façais sem que a lembrança de Deus venha purificar e santificar os vossos atos". A falta de fé é não conhecer a força Divina. É falta de reconhecimento e gratidão. Devemos ter em mente que devemos ir de encontro com a miséria, sermos indulgentes com o nosso semelhante. Amar incondicionalmente, sem esperar gratidão ou nada em troca, "de graça recebestes, de graça dai" (Mateus 10; 8), pois, tudo o que usufruimos na Terra não nos pertence, e sim, ao Pai que está no Céu. Perdoar as ofensas, perdoar os que vos caluniam e vos perseguem. Orar pelos que sofrem independente de quem seja e do mal que se possa ter praticado. Quem ama ajuda e desculpa sempre. Devemos sempre lembrar de que estamos no mundo à serviço do nosso próprio progresso. A vida é trabalho, trabalho é ação produtiva, e,  "o amor será sempre o que você fizer dele" (André Luis)Que Assim Seja!

Luz e Amor!



"Aquele que estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra", disse Jesus. Esta máxima faz da indulgência um dever, pois não há quem dela não necessite para si mesmo. Ensina que não devemos julgar os outros mais severamente do que nos julgamos a nós mesmos, nem condenar nos outros o que nos desculpamos em nós. Antes de reprovar uma falta de alguém, consideremos se a mesma reprovação não nos pode ser aplicada" (Bem-Aventurados os Misericordiosos,  cap. X; 13. O Evangelho Segundo o Espiritismo)

2 comentários:

  1. Fiquei muito satisfeita em encontrar palavras tao afetivas tao verdadeiras alogica e que a vida nao tem sentido sem o espiritismo muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marid,

      Obrigada por sua sensibilidade. É bom saber que num mundo cheio de tantas perturbações espirituais existam pessoas que se sensibilizam com o amor ensinado por Jesus.

      Muita paz!
      Lena

      Excluir

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.