sábado, 9 de março de 2013

FELIZ ÀQUELE QUE CRÊ

                               


Em 03-03-2013, às 21hs.


"Eu creio Senhor! Ajuda a minha incredulidade!" (Marcos 9; 24).

Venho rogando ao Senhor meu Deus, que me ajude a crer nos ouvidos que me guia, nos olhos que me ilumina e nas palavras que me empresta para que sejam disseminados os Vossos Ensinamentos entre os meus irmãos. Crer nas palavras que não são minhas, pois que, não falo por mim, mas as trago em mim. Gostaria de ocultar-me, porém, o tempo chegou em que o testemunho faz-se necessário. Não posso mais negar o que os meus ouvidos escutam, os meus olhos vêem e que não falam pela minha boca, pois que, sou tão somente instrumento na Seara Divina.

"Aproximam-se os tempos, ainda uma vez vos digo, em que a grande fraternidade reinará sobre o globo. Será a lei de Cristo a que regerá os homens: somente ela será freio e esperança, e conduzirá as almas às moradas dos bem-aventurados. Amai-vos, pois, como os filhos de um mesmo pai; não façais diferenças entre vós e os infelizes, porque Deus deseja que todos sejam iguais; não desprezeis a ninguém" (E. S. E. "Amar ao próximo como a si mesmo", cap. XI; 14)

"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jesus).

O orgulho e a vaidade impedem mover-nos para a vida. E o que é a vida? A vida é Deus. Vida é movimento, nada que é vivo permanece na inércia e o segredo da vida está nas mãos de Deus, o criador. Aquele que permanece estático encontra-se sem vida. O Espírito pode até estacionar, se essa for a sua vontade, mas, a lei do amor é a evolução, e, para evoluir é preciso mover-se, no sentido de servir. Servir desperta-nos para o amor e o amor é Deus. Sendo Deus amor, então, devemos amar uns aos outros, pois que, Deus habita em nós: Vós sois deuses”, disse o Mestre de Nazaré, referindo-se à nossa condição de seres imortais. “Podeis fazer tudo que faço e muito mais” Recordamos-lhe a vida e o vemos andando pelas estradas, atendendo o povo, sem cansaço.

"Sem a evolução do ser pensante, a existência de uma vida terrena seria uma crueldade sem objetivo". O objetivo de se reencarnar na Terra é evoluir.  Evoluir para voltarmos ao Pai Celestial como Espíritos Puros que somos. "Somos" espíritos bons, "estamos" espíritos maus, porque deixamos de amar pelo nosso orgulho. Eis que aqui estamos, no mundo de oportunidades de regeneração, unicamente, para aprendermos a amar. Se tivéssemos aprendido a amar, seriamos Espíritos Puros e, não mais precisaríamos de outras leis. Amar é conhecer a Deus. Deus vive em nós, colocou-nos o princípio vital que nos liga a Ele.

Crer é colocar Deus em nossa vida e, nas dificuldades deixar Deus nos guiar. "Por mim eu quero com Deus eu posso". Sou capaz porque Deus está me conduzindo. "Eu sou contigo" disse Jesus. Deus nos amou de tal forma, que nos entregou o Vosso diletissímo Filho Jesus e, tudo mais com Ele. Em qualquer situação podemos contar com o vosso auxílio. Os problemas não surgem para o nosso desânimo, mas, para que possamos mudar o sentido da nossa vida. "Mudanças equivalem a tratamento da alma" (Emmanuel).

O tempo é o melhor conselheiro. Tudo só acontece no seu próprio tempo, e, como tudo no Universo, o tempo pertence a Deus. Nada acontece que não seja no tempo de Deus. Até mesmo Jesus, o Salvador, obedeceu ao seu tempo: "Ainda não é chegado o meu tempo, mas, o Vosso tempo sempre está pronto" (N. T., João, cap. 7). "Deus não quer abrir-lhe os olhos à força, pois que eles gostam de ter os olhos fechados. Chegará a sua vez, mas antes é necessário que sintam as angústias das trevas e reconheçam Deus" (E. S. E., cap. VII; 9)

Deus derrama luz por toda a parte, a revelação vem para todos, apenas alguns, por orgulho e vaidade, acreditando saber mais que Deus, a rejeitam. Para aqueles que a incredulidade se faz presente, Deus emprega os recursos que lhe convém, segundo cada indivíduo. Não é Deus quem tem que nos convencer de coisa alguma, ou, como encantamento, tornar-nos crentes aos seus Ensinamentos, mas, são as coisas, no tempo certo que se farão crer, da forma como for necessário e de acordo com o que convém ao Pai. "Ele ouve os que o buscam com simplicidade e humildade, mas é pelos tormentos da incredulidade que os orgulhosos atirar-se-ão por si mesmos em seus braços paternos e lhe pedirão perdão".

Os Espíritos também não estão aqui para convencer ninguém àquilo que não crêem. Estão para auxiliar aqueles que, mesmo sem ver, crêem e buscam fazer o bem. Os Espíritos Protetores não são nossas "babás", estão a serviço de Deus e tudo faz segundo a ordem de Deus, segundo a lei do amor. (L. E., questão 495).

"Não se apresenta a luz a um cego, é preciso antes curar-lhe o mal". É preciso  aprender a amar a Deus e amar a Deus é conhecê-lo. Deus não tem pressa e dá a cada um o tempo e o meio necessário para aprender o amor. Reencarnar na Terra é uma oportunidade para se aprender esse amor: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Aquele que aprendeu verdadeiramente a amar não tem mais orgulho, e por isso já não se acredita superior aos seus semelhantes, mas, reconhece-se como ser imperfeito a caminho da evolução moral, através da Lei do Amor. Aquele que aprendeu a amar aprendeu a crer na existência de um Deus soberanamente bom e justo, porque Deus é amor,  e, o amor é o remédio para a nossa incredulidade. Que Assim Seja!

Luz e Amor!


"A incredulidade se diverte com está máxima: Bem-Aventurados os Pobres de Espírito, como com muitas outras coisas que não compreende. Por pobre de espírito, entretanto, Jesus não entende os tolos, mas os humilde, e diz que o Reino dos Céus é desses e não dos orgulhosos"
(Bem-Aventurados os Pobres de Espírito", cap. VII, 2. O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.