domingo, 10 de março de 2013

A Lei do Amor





Em 10-03-2013, às 8h e 49min.

O amor é de Deus. O ser humano, do mais elevado ao mais simples, trás latente o germe do amor em seu coração. Mesmo os homens mais cruéis, criminosos, os mais endurecidos possui esse sentimento dentro de si que supera todas as suas vicissitudes, muitas vezes, o amor é tanto que chega a altura do sublime: o amor por uma planta, por um animal, ou mesmo por um objeto, que possui um valor sentimental, são tesouros que lhe preenche o coração.

São normalmente pessoas a se lamentarem da humanidade, que deixaram de acreditar no seu semelhante e rebaixam a lei do amor à condição de instinto. Devemos sim, amar todas as coisas criadas por Deus para o nosso desenvolvimento espiritual. Animais, plantas e objetos são recursos da Divindade para ajudar no progresso da humanidade. Ajuda o homem a passar dos instintos para o ser inteligente. O Espírito é inteligência porque emana dos fluídos de Deus, que é “Inteligência Cósmica Universal”. Todos os homens, sem distinção, bons ou perversos, obedecendo ao amor ou ainda levados pelo instinto, todos somos filhos de um mesmo Pai, que é Deus. A humanidade, assim, se constitui em uma grande família espiritual, a família universal. O efeito da lei do amor é a evolução moral da raça humana e a felicidade em sua permanência na vida terrena.

Amar a todas as criaturas e cuidar das coisas inanimadas sobre a Terra ajuda o homem a desenvolver o amor escondido em seu coração, pois que, Deus deseja que todas as sementes dêem bons frutos e, ainda é um dever do homem sobre a terra, visto que somos administradores dos bens terrenos. Então, a tudo devemos amar e cuidar para que nada falte àqueles que ainda virão habitar no orbe terrestre. Essa afeição, ainda que instintiva, contribui para que o homem desenvolva-se em moral e inteligência. Mas, esse não é o germe que Deus depositou em seus corações, no ato da criação. A lei do amor é para com o semelhante. “Amai ao próximo como a si mesmo”. A lei do amor é a caridade pura.

Rejeitar a humanidade, afeiçoando-se tão somente àqueles que fazem parte do seu círculo familiar e de amigos é tornar-se, por meio desse afeto, um ser egoísta. Para se alcançar o amor que Deus deseja é necessário, aos poucos e sem distinção, amar a todos os irmãos. A lei do amor é o maior de todos os ensinamentos deixado por Jesus. “Amai-vos uns aos o outros como eu vos amei”, é seguindo esse ensinamento, deixado pelo Mestre maior, que o amor recíproco, próprio dos Espíritos adiantados, fará com que a Terra deixe de ser um planeta de exílio e provas e, transforme-se no plano de regeneração, onde Espíritos Evoluídos compartilham e aguardam as alegrias do mundo purificado, reflexo da lei sublime.

Acreditar na esterilidade e no endurecimento do coração humano é não acreditar no amor soberano. O amor Divino é tão profundo e fecundo que não há coração que um dia não se abra para que ele desabroche e se desenvolva. Para se conquistar esses corações é necessário o amor desinteressado de qualquer natureza. Somente um coração puro pode atingi-los. Esse amor pode ser revestido de preces. A prece sincera chega aos Bons Espíritos que se encarregam de levá-las a Deus. E não há pedido puro que Deus não atenda segundo os seus propósitos e necessidades, pois que, tudo em Deus há um objetivo.  Os mais rebeldes e os mais viciosos necessitam da prece sincera, como auxílio para sua transformação íntima. A oração é um forte aliado no socorro dos desesperados. Orar é interceder pelos mais fracos, é caridade com o semelhante. “Não façais aos outros o que não quereis que os outros vos façam, mas fazei, pelo contrário, todo o bem que puderdes” (Jesus). Que Assim Seja!

Luz e Amor!


 “O egoísmo, esta chaga da humanidade, deve desaparecer da Terra, porque impede o seu progresso moral”. (Amar ao próximo como a si mesmo, cap. XI; 11. O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.