terça-feira, 21 de outubro de 2014

CHORAR FAZ BEM, SORRIR FAZ UM BEM MAIOR AINDA

                                     


Em 20/10/2014; às 20 hs e 30 min.

A vida quase sempre nos mostra situações em que a emoção fala mais alto do que qualquer palavra que possa expressar os nossos sentimentos. A lágrima e o sorriso são as mais puras expressões da alma. Através delas podemos demonstrar nossas mais profundas e incontestáveis emoções. A dor, a alegria, a saudade, a tristeza, a raiva, a ingratidão, o chegar, o partir, o abandono. A emoção é o degrau que pode fazer subir ao Céu ou descer ao Inferno da nossa existência. O Céu não está em cima das nuvens, junto com as estrelas, como alguns supõem, nem o inferno se coloca abaixo de nossos pés. O Céu e o Inferno coexistem em um mesmo espaço, na consciência de cada ser. Cada um carrega o seu próprio inferno e paraíso astral (L.E., questão 1011).

"Cada criatura constrói na própria mente e no próprio coração o paraíso que a erguerá ao nível sublime da perfeita alegria, ou o inferno que a rebaixará aos mais escuros antros de sofrimento" (Emmanuel). 

As dores, os sofrimentos são como as tempestades, passam. É preciso lembrar que Jesus está no comando e pede-nos: "Não temas as coisas de meu Pai". A felicidade, ainda que relativa, e o sofrimento são resultados das nossas escolhas atuais ou pretéritas. Jesus também chorou, muitas vezes, de tristeza, vendo a humanidade se desinteressar pela verdade, e recolheu-se em oração.

Chorar faz bem. A intensidade da lágrima é proporcional a emoção do momento e lava-nos a alma. Não tem contra-indicação chorar, é necessário enfrentar a situação. Há os que concordam que chorar é sinal de força, de ter coragem de viver aquela emoção. O confronto com as próprias emoções ajuda na transformação. Chorar é a "dor do crescimento". Não devemos, com isso, alimentar a tristeza, mas procurar compreendê-la, e isso só é possível se a deixamos fluir em nosso ser para que dê lugar a reflexão. Assim, a tristeza é percebida como algo saudável, pois que serve para o despertar e a valorização da condição moral e espiritual. Essa inquietação já representa emancipação da alma.

A lágrima não expressa somente tristeza ou dor. Chora-se de alegria diante do nascimento de uma criança, do enlace conjugal, quando se conquista algo tão almejado. Chora-se diante da beleza da natureza, quando observa-se a grandeza de Deus em tudo o que existe, quando silenciamos e entramos em contato profundo com o nosso Anjo Protetor, e, então, somos tomados de emoção. A lágrima, seja de dor, de tristeza ou de alegria, serve para nos lembrar que somos todo emoção. A emoção é um movimento que nos leva a uma reforma íntima. É o abalo moral que nos faz pensar sobre o que verdadeiramente somos. A emoção é para que se mova, e não para que se fique parado, contido nela.

Cientificamente, chorar faz bem para a saúde orgânica. Segundo pesquisadores, a lágrima tem um componente químico que produz efeito analgésico, e um outro componente que produz bem-estar e alívio semelhante a morfina, a leucina encefalina, produzida pelo encéfalo. Quem chora tem menos propensão aos problemas cardíacos, porque libera o ar que compromete a artéria do coração. Estudos comprovam que chorar limpa os olhos (glândula lacrimal), ajudando a melhorar a visão. Constatou-se, também, que chorar diminui o índice de Manganês no organismo. A diminuição do Manganês no organismo trás sensação de alívio e bem-estar. 

Se chorar faz bem, sorrir faz um bem maior ainda. Sorrir, e não gargalhar de tudo e de todos, fazendo pouco caso das situações, como expressão de sarcasmo. Sorrir como sinal de fé e esperança. A fé é o melhor remédio para as dores da alma (E.S.O.). Sorrir é caridade, doando-se amor àqueles que sofrem e choram. Sorrir com o coração aberto, transbordando a luz que é você. Sorrir é tão sublime, que para descrever com maior precisão a beleza e os benefícios que trás o sorriso, transcrevo de Meimei, Sorriso, psicografia de Francisco Cândido Xavier: 

SORRISO

"Onde estiveres, seja onde for, não olvides estender o sorriso, por oferta sublime da própria alma. 
Ele é o agente que neutraliza o poder do mal e a oração inarticulada, que inibe a extensão das trevas. 
Com ele, apagarás a plantação o fogo da cólera, cerrando a porta ao incêndio da crueldade. 
Por ele, estenderás a plantação da esperança, soerguendo almas caídas na sombra, para que retornem à luz. 
Em casa, é a benção da paz, na lareira da confiança. 
No trabalho, é música silenciosa incentivando a cooperação. 
No mundo, é chamamento de simpatia. 
Sorri para a dificuldade e a dificuldade transformar-se-à em socorro de tua vida. 
Sorri para a nuvem, e ainda mesmo que a nuvem se desfaça em chuva de lágrimas nos teus olhos, o pranto será conforto do Céu, a fecundar-te os campos do coração. 
Não te roga o desesperado solução do enigma de sofrimento que lhe persegue o destino. Implora-te um sorriso de amor, que remove as forças, para que prossiga em seu atormentado caminho. 
E, em verdade, se os famintos e os nus te pedem pão e agasalho, esperam de ti, acima de tudo, o sorriso de ternura e compreensão que lhes acalme chagas ocultas. 
Não condenes as criaturas que se arrogaram aos precipícios da violência e do crime. Oferece-lhes o sorriso generoso da fraternidade, que ajuda incessantemente, e voltar-se-ão, renovadas, para o roteiro do bem. 
Sorri, trabalhando e aprendendo, auxiliando e amando sempre. 
Lembra-te de que o sorriso é o orvalho da caridade e que em cada manhã, o dia renascente no Céu é um sorriso de Deus".

Então, deixe a emoção fazer vibrar o seu coração. Sorria e chore de emoção, você está vivo!
Que Assim Seja!

Luz e Amor!


"A dor é uma benção que Deus envia a seus eleitos. Não vos aflijais, portanto, quando sofrerdes, mas, pelo contrário, bendizei a Deus todo-poderoso, que vos marcou com a dor neste mundo, para a glória no Céu. Sede pacientes, pois a paciência é também caridade, e deveis praticar a lei da caridade, ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste em dar esmolas aos pobres é a mais fácil de todas. Mas há uma bem mais penosa, que é a de perdoar os que Deus colocou em nosso caminho, para serem instrumentos de nossos sofrimentos e submeterem à prova a nossa paciência". 
(Bem-Aventurados os Mansos e Pacíficos, cap. IX; 7. O Evangelho Segundo o Espiritismo).










Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.