quinta-feira, 19 de julho de 2012

Liberdade de pensamento e consciência


"Seja gentil consigo mesmo, aceite as coisas como elas vêm para você. Tudo mais será resultado do seu progresso espiritual"

 Um Espírito Amigo


Em 18-07-2012, às 23hs e 30mint. 

"Aquele que não conhece os ensinamentos de Jesus faz o que gosta, mas, aquele que conhece os ensinamentos de Jesus, faz o que deve". (Joanna de Ângelis)

A liberdade é uma lei da natureza. O respeito pela liberdade é um dever moral. Todos nascemos, igualmente, livres. A liberdade é um direito natural. Cercear a liberdade de outrém é um mal e nada justifica um mal: “O mal é sempre o mal e não há sofisma que faça uma ação má se tornar boa". (L.E., questão 830). Não importa as circunstâncias, nada justifica. Fala-se muito em "direitos" quando se deveria ensinar sobre os "deveres". O direito, sendo nato, não se encerra quando um outro se inicia. Deve-se ensinar o dever para se formar o homem de bem. Só existem leis para garantir os direitos dos homens, porque os deveres não lhes foram ensinados.

Porém, no órbe terrestre a liberdade é relativa, mesmo o livre-arbítrio é circunscrito, igual ao peixe no rio, é livre na água até às margens, porém, não pode ultrapassá-las. Bem assim, é o homem na sua liberdade de escolha, essa liberdade só vai até onde não viole a liberdade do outro. Interferir na liberdade do outro é um ato de violência contra o outro. Todos podem compartilhar de um mesmo espaço desde que respeite os limites do outro. "Desde que juntos estejam dois homens, há entre eles direitos recíprocos que lhes cumpre respeitar; e não têm mais, por conseguinte, liberdade absoluta.” (L.E., questão 826)

O pensamento, este sim, é livre totalmente. Ninguém pode conduzí-lo senão o próprio ser, o contrário, chama-se hipocrisia. (L.E., questão 837). Somente Deus, os conhecendo, pode julgá-los. Um pensamento, ainda que errado, vale mais do que uma convicção imposta, ainda que acertadamente. “Quanto mais inteligência o homem tem para compreender um princípio, tanto menos desculpável é de não aplicar a si mesmo. Em verdade vos digo que o homem simples, porém sincero, está mais adiantado no caminho de Deus, do que um que pretenda parecer o que não é” (L.E., questão 828.a). Não cabe a ninguém impor suas idéias ou crenças a outrém.

"Eu penso, logo existo" (René Descartes). A maior prova da existência humana é o pensamento. O homem se difere dos outros animais pela inteligência. "A consciência é o pensamento íntimo." (L.E., questão 835). É a razão desenvolvida dentro de cada ser. A consciência é o pensamento depurado, não mais o pensamento absorto. A consciência é, portanto, o raciocínio lógico, que só se atinge subindo o degrau da evolução. "A liberdade de consciência é um dos caracteres da verdadeira civilização e do progresso.” (idem, 837). 

Quando se evolui, atingi-se a consciência plena. Atingindo a consciência plena, aprende-se o discernimento entre poder e dever. Nem tudo o que eu gosto, eu posso. Nem tudo o que eu posso, eu devo. Mas, eu posso tudo o que eu devo. "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" (N.T.,1ª Epístola de Paulo aos Coríntios, cap. 6; 12). Seja em qualquer circunstância, ainda que a inclinação (o gostar) seja fazer o mal, far-se-á o bem, porque fazer o bem é um dever de todo cristão. Fazer o bem é um dever moral. Que Assim Seja!

Luz e Amor!


"Sede bons e caridosos: eis a chave dos céus, que tendes nas mãos. Toda felicidade eterna se encerra nesta máxima: "Amai-vos uns aos outros". A alma não pode elevar-se às regiões espirituais senão pelo devotamento ao próximo; não encontra felicidade e consolação senão nos impulsos da caridade. (...)" 
(Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita, cap. XIII; 12. O Evangelho Segundo o Espiritismo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.