sexta-feira, 27 de julho de 2012

Beneficência: irmã gêmea da Caridade


Em 27-07-2012, às 00:45mint.,

Buscava refletir sobre o que me foi dito sobre Cristo: por que Ele caía e tornava a se levantar carregando a Sua cruz? Ora, Cristo poderia não passar por esse martírio, nem mesmo o merecia, Ele é o Senhor de todas as coisas! Porém, Ele se permitiu passar por todas essas dores para a nossa Salvação, em nome do Pai que está no céu. E, mesmo inocente, pediu perdão por todos nós, para aliviar as nossas culpas: "Pai, perdoa-os, eles não sabem o que faz!". Nós não conheciamos a Verdade.

Sim. Cristo, o maior líder que já existiu na humanidade, levantou-se e seguiu em frente, para ensinar aos seus apóstolos a importância do sofrimento, em virtude da Caridade. Ainda estando no chão, sobre os intempéries da vida, devemos erguer os olhos para o Alto, rendermos glória ao Senhor, por amor ao próximo e confiança no Pai, que nada fez por acaso, e seguirmos em frente. Deus não abandona nenhum de seus eleitos. Tudo tem um plano bem delineado por Deus. Todos somos importantes: "Todos sois deuses" (Jesus).

Contudo, conhecendo os seus Ensinamentos, quantas vezes, podendo aplicar o bem, escolhemos fazer o mal, ainda que a nossa consciência nos interpele? Quantas portas ainda fechamos com a nossa malediscência, conhecendo que o calar-se é uma das mais belas formas de praticar a caridade? Desejosos de mostrar sempre que somos donos da razão, deixamos de lado a indulgência e açoitamos ao irmão com nossa língua ferina. A malediscência é a forma mais cruel de se tratar o próximo, pois, contrária ao amor, não apenas deixamos de ajudar, como levamos outros a negarem ajuda ao seu semelhante, dificultando-lhe a evolução e semeando a discórdia entre aqueles a quem poderiamos unir, em amor ao Pai. 

Por que nos inclinamos para o mal, quando fazer o bem torna o nosso jugo mais leve? "Vinde a Mim todos vós que sofreis e vos acheis sobrecarregados que eu vos aliviarei, porque o meu fardo é leve e meu jugo é suave" (Jesus). Toda as vezes que deixamos de ser benevolentes permanecemos mais tempo encarcerados no invólucro corpóreo, e o carro físico é pesado de se carregar. O amor é um sentimento dos Espíritos puros, o único que liberta. É somente pelo amor que nos aproximamos de Jesus. Estando perto Dele, tudo se torna mais leve pela pureza do Espírito. "A beneficência vos dará neste mundo os gozos mais puros e mais doces, as alegrias do coração, que não são perturbadas nem pelos remorsos, nem pela indiferença." ( E.S.E, Cap. XIII; 11).

Compreender que somos todos iguais em nossas diferenças eis a chave para a Caridade, pois que, no óbulo terrestre não há superior nem inferior, somos todos partes integrantes de um mesmo corpo, com suas individualidades. Devemos mudar os conceitos: melhor e diferente. "Há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos (...) A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil (...). Assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (...) Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros mas um corpo. (...) O olho não pode dizer a mão: "Não tenho necessidade de ti"; nem ainda a cabeça aos pés: "Não tenho necessidade de vós". Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. (...) mas, Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela para que não haja divisão do corpo, mas antes tenham os membros igual cuidados uns aos outros." (NT, 1 Coríntios 12).

Sendo membros de um mesmo corpo devemos procurar ajudar uns aos outros: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos ameis" (Jesus). A beneficência é irmã da caridade, é o ato de fazer o bem. A beneficência é algo que integra a nossa personalidade, ato já consagrado por nós. Ser caridoso, como nos ensina Emmanuel, não é somente dar pão ao faminto, mas o carinho da palavra fraterna. Não é doar a roupa que te sobra, mas o teu sorriso. Paciência e tolerância com os amigos mais ditosos presos a algema da ignorância. Não sede a palmatória do teu irmão, mas sede bondoso. Levar esperança, pois aliviar com azedume é alargar a ferida de quem padece. Amparar e auxiliar sem descanso, pois somente com a força do amor alcançaremos a luz imperecível da vida. (da obra Caridade, de Emmanuel por Chico Xavier).

A caridade é antes um bem para si mesmo. Elimina a pressunção de portar-nos, frente ao irmão, como ser especial. Demove-nos o orgulho de nos sentir melhor do que o outro. Bani a vaidade de se querer o reconhecimento do próximo. Orgulho é sentir-se superior ao outro; vaidade é querer que o outro reconheça essa superioridade. A caridade, assim, é o remédio para a cura de todos os males da alma. Caridade é amor. Estamos no plano terrestre para aprendermos a amar. Se tivessemos aprendido, não precisaria todos os demais mandamentos, apenas essa máxima que resume todas as outras: "Amai-vos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo." (Jesus). Quando aprendermos a amar a todos como iguais, aí, então, teremos evoluído. Que Assim Seja!

Luz e Amor!


Caridade! Palavra sublime, que resume todas as virtudes, és tu que deves conduzir os povos à felicidade. Ao praticar-te, eles estarão semeando infinitas alegrias para o próprio futuro, e durante o seu exílio na terra, serás para eles a consolação, o antegozo das alegrias que mais tarde desfrutarão, quando todos reunidos se abraçarem, no seio do Deus de amor." (Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita, cap XIII; 11. O Evangelho Segundo o Espiritismo)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.