sábado, 10 de março de 2012

Caminhando com Jesus

 

Em 07-03-2012, às 11hs e 15min.

Dia 04-03, primeiro domingo do mês de março, estive na Sustentação realizada para todos os trabalhadores da casa - caminheiros. Neste dia, tive a oportunidade de, mais uma vez, estar com Dr. Agenor, médico do plano espiritual. A palestra tratava sobre o caminhar na vida com Jesus, nesse momento Dr. Agenor, chamou nossa atenção para seguimos não a vida "de" Jesus, pois que a vida de Jesus, foi o que Ele deveria viver, era a vida de um Espírito perfeito. Sendo Jesus perfeito e, nós, espíritos imperfeitos, não poderiamos seguir a vida "de" Jesus, mas seguir "com" Jesus, buscando sempre evoluir, colocando em prática os Seus ensinamentos.

Falou-nos das angústias sofridas por Jesus, que antecederam à Sua morte na Cruz: "Pai, tenho mesmo que beber deste cálice? Então, seja feita à Tua vontade e não a minha". Às vezes, encontramo-nos angustiados diante da caminhada, cheios de incertezas se fizemos o melhor, se poderiamos ter feito de outro jeito, esquecendo-nos do mais importante, é que façamos alguma coisa pelo próximo, assim, estaremos fazendo por nós mesmos. Muito antes do nosso trabalho no plano físico, os Espíritos já estão preparados para toda e qualquer eventualidade que fuja à nossa ossada. O importante do trabalho espírita é realizá-lo. Deus sabe-nos imperfeitos, e, alegra-se em tentarmos nos aperfeiçoar. Somos semi-deuses, se perfeitos, seriamos deuses.

Nós procuramos sempre ver o que há de pior em tudo; no outro, no mundo, ou até em nós mesmos, esquecendo-nos de avaliar o que há de bom em tudo que vem de Deus, pois que o Senhor é bom e justo.  Sendo assim, tudo o que acontece na face da Terra é para o progresso da Humanidade, mas, como rélis mortais que somos, não conseguimos enxergar o lado bom das coisas. Até quando nos parece o melhor, ainda assim, queixamo-nos à Deus. Se não somos capazes de compreender o que os nossos olhos vêem, como entender o que lhes é oculto? Logo, não precisamos compreender tudo, porém, crer em tudo que vem do Altissímo, como sendo o melhor.

Quando estive em aconselhamento com Dr. Agenor, encontrava-me apática, angustiada, acreditando não estar fazendo o melhor no meu trabalho. Julgavá-me incapaz, até ele me fazer compreender que o fato de não estarmos pronto, em um determinado momento, não significa incapacidade. Todos somos dotados de capacidade, apenas temos que desenvolvê-la, sendo necessário para isso, trabalho. É trabalhando que vamos nos melhorando a cada dia, pensar que não somos bons o bastante, e, que, por isso, devemos cruzar os braços diante da vida, não contribui em nada com o nosso progresso. Ou seja, bem ou mal, não importa. O importante é estar disposto para trabalhar, o mais, o tempo se encarrega. Lembrando que cada qual tem o seu próprio tempo e, o nosso tempo não é o tempo de Deus.

Mudar para melhorar-se, requer esforço, vontade firme. E mudar, muitas vezes dói. É o "polimento" que nos é dado espiritualmente, que nos causa sensação de angústia na alma, fazendo parecer que o nosso corpo físico está doente. Quando Dr. Agenor, disse-me que eu sabia que estava ficando tudo melhor agora, fiquei sem entender, naquele instante. Como pode estar melhor agora se estou sentindo-me cansada, parece-me que tudo o que produzi está se perdendo: meus sonhos, minhas conquistas de mundo, estudo, trabalho, família, afetos ... Como posso estar melhor? Não me angustiar com as mudanças que estão ocorrendo em minha vida, tão repentinamente? 

Somente depois do nosso último encontro, na Sustentação, é que pude perceber. Estou melhor porque suporto, hoje, com pouco mais de resignação e fé, as dores do mundo. Entendo, agora, que as perdas, muitas vezes, são ganhos, pois são provas que nos vem como fortalecimento para a alma. Provavelmente, no tempo em que eu possuía uma vida mais abastada, não suportaria os intempéries da vida, os quais venho sofrendo atualmente. Teria, talvez, desistido da vida, como já ocorrerá em outros tempos. No Espiritismo encontrei a força necessária para seguir em frente, com toda minha fraqueza e imperfeição, seguindo a vida "com" Jesus. 

Ao término dessa reflexão, recebi a seguinte mensagem, que muito me emocionou e compartilho com vocês, meus amigos:

"Glória à Deus nas alturas e paz na Terra aos homens por Ele muito amados. Que a luz Divina, estenda-se à todos Espíritos de Boa Vontade. Coragem! Coragem para a caminhada com Jesus. A estrada é longa, o trabalho é árduo, porém, Jesus, na sua misericórdia divina, envia-lhe os Vossos Anjos Consoladores para derramarem bálsamos de luz e de amor. Esperança! A fé deve ser o fio condutor que lhes ligará ao Senhor. Amai! Amai a tudo o que está na Terra, porque são frutos do Senhor, para lhes sacear a sede e matar-lhes a fome. Dai glória ao Senhor teu Deus, eis a Salvação; bendizei a Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O Teu Reino é a glória e o poder para sempre. Que Assim Seja!" 

Irmão Firmino

Luz e Amor!


(A Fé que Tranporta Montanhas, cap. XIX; 11, O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.