segunda-feira, 20 de abril de 2015

EU NASCI PARA BRILHAR



Em 18/04/2015; às 11 hs e 30 min.

Hoje, percebo um pouco melhor o quanto está sendo proveitoso este tempo, que, à princípio, pareceu-me tempo perdido. Eu precisava recolher-me, em mim mesma, para redescobrir o sentido da vida e o sol que brilha dentro do meu ser. Redescobrir que tenho luz própria, e que sou um ser único e especial. Apesar das minhas imperfeições, sou criatura de Deus e, por isso, divina: " _Vós sois deuses..." (Jesus). Sou dotada de um poder de transformação infindável. Eu nasci para brilhar...

Cada um de nós somos um ser único e especial, e com luz própria. Muitas vezes, não nos percebemos assim, porque vamos ao longo da nossa caminhada colecionando uma série de valores e comportamentos que não são nossos, que não representam o que verdadeiramente acreditamos, mas, que agradam aos outros, e, os aceitamos para que possamos nos sentir parte dessas relações pessoais e sociais. E, dentro deste processo, deixamos de nos reconhecer como indivíduos, e, respeitar a individualidade do outro. "Eu sou eu, e o outro é o outro" (GASPARETTO: 2010).

Passei dias abatida pela angústia que assolava meu coração. A cirurgia de reconstrução da mandíbula foi um sucesso, é um desejo meu se confirmando no Universo. Então, perguntava-me: _ Por que essa angústia corroendo a minha alma? Sofrida por não mais me reconhecer, desci o mais fundo do poço da minha existência, na mais profunda solidão e na escuridão do ser, e, por fim, consegui acender a chama da minha consciência. Compreendi que fui me deformando aos poucos e lentamente, dia a dia, abandonando o que acreditava: meus valores, meus sonhos, o que sou, até que me perdi de mim mesma.

A sombra é o nosso inconsciente, onde estão guardados os nossos medos, anseios, crenças e fracassos. A luz é a nossa consciência plena, a afirmação do eu interior, onde está registrado o conhecimento do que somos. O medo é mentira, alguém utilizou fazendo com que você acreditasse em algo que não existe e desacreditasse de si mesmo: " _ se você fizer isso, papai do céu castiga" , ou, "_ se você for ali, o bicho papão lhe pega", e você vai internalizando esses medos. 

O medo é uma energia negativa, mórbida, apesar de muitos afirmarem que é benéfico, porque funciona como um "freio". Na verdade, você deixa de fazer algo, de agir, de se mover, viver uma experiência, simplesmente, por medo. Sem perceber, estamos afirmando o negativo. O medo, assim, é a "certeza do negativo" (GASPARETTO: 2010).

Com isso, percebi que não me bastaria somente a reconstrução facial, porque a minha mutilação aconteceu antes na minha alma, provocada pelo profundo sentimento de rejeição sofrido, ainda embrião. O medo da rejeição causou-me tão sérias lesões no meu corpo energético, que, acabou por refletir no meu corpo físico. A minha energia fluídica estava bloqueada pela raiva de não poder manifestar o que verdadeiramente sou e para o que vim, por medo de não ser acolhida. Eu queria ser amada e, por isso, fui anulando tudo o que havia de verdadeiro em mim. Sem jamais conseguir me sentir acolhida, eu culpava, sem perceber, a minha genitora por todo meu sofrimento, sem entender que ninguém tem responsabilidade sobre mim, a não ser eu mesma.

Eu demorei para compreender que o medo da rejeição é fruto da minha vaidade. A vaidade é uma ilusão, a pessoa passa a agradar o outro para receber o que espera. A aceitação do outro está dentro da constituição do outro, e ninguém pode viver na constituição do outro. Esperando receber o que é do outro, desvalorizamo-nos e, passamos a negar o nosso talento, o nosso poder interior de realização, daí surge o sofrimento, a frustração, mágoa, porque o outro é o culpado. Somente podemos encontrar felicidade quando passamos a aceitar o nosso ser, aceitar as nossas responsabilidades. O que está dentro de nós é o mais importante, porque é o nosso ser. O que está fora é pura ilusão.

Eu desejava "ter" o amor dela, mas, somente agora, depois de tanta dor, é que pude compreender que só é meu aquilo que ninguém pode me tirar - o que sou: as minhas crenças, os meus sentimentos e  os meus conhecimentos. Assim, como eu sou eu, e o outro é o outro, hoje pude perceber que o amor que é meu, é aquele que eu sinto, esse ninguém pode me tirar. Quando você ama, você tem amor. O amor do outro é do outro, é o que ele sente, eu não posso ter para mim. O outro é dono dos seus próprios sentimentos, bem como, os meus sentimentos são meus. Desta forma, estou aprendendo a respeitar os sentimentos do outro e os meus próprios sentimentos.

Nós somos o que pensamos. Tudo o que pensamos lançamos no Universo e retorna para nós (Lei de Atração). É preciso, então, superar o medo (negativismo) para ajudar a vida. Trabalhar para criar um espaço dentro de si, de absoluta confiança no positivo. Assim, cria-se, com sua energia fluídica, situações benéficas e condições de aprendizado, e se sai da morbidez. 

Tudo tem uma função positiva na natureza - o progresso. "A cada nova existência o Espírito dá um passo no caminho do progresso; quando se despojou de todas as suas impurezas, não tem mais necessidades de provas da vida corporal" (L. E., questão 168). Tudo é ampliação da consciência do Espírito. Mesmo o que consideramos ruim está cumprindo também o seu caminho de evolução. Se assim não fosse, a Consciência Cósmica retiraria do Universo. É preciso estar preparado para passar pelas lições que se tem que passar. A dor já existia antes e sempre vai existir, porque "a Terra é uma escola que nunca vai fechar" (GASPARETTO: 2010). 

Muitas vezes, ficamos presos ao passado, presos a símbolos, significados que nada de importância têm para nossa evolução. O ontem não mais existe, é passado. Portanto, é preciso soltar todas as situações de mágoas, ressentimentos, rancores, rivalidade, de não perdão. O amanhã ainda não aconteceu, logo, também não existe, é uma possibilidade de existir (acontecer). Só existe o hoje, o aqui e o agora. Portanto, é preciso confiar plenamente na vida. Libertar-se das ansiedades, dos medos e das perturbações. Agradecer porque você nasceu!

Aconteça o que acontecer, é preciso ter paz no coração e o pensamento de que se vai conseguir resolver qualquer situação. Deus nos deu esse poder e, por isso, deixa-nos livres para escolher. Não há o certo ou errado, o que há é o necessário para o nosso aprendizado. Se nos colocamos em determinada situação, por mais difícil que seja, é porque a necessitamos para evoluir. É intransferível. São estágios da evolução Espiritual, aos quais ninguém pode pular sob pena de ter que repetir tudo em outra reencarnação. Quem acredita em Deus,  mantém-se sereno diante de qualquer dificuldade. 

Não basta apenas descobrir as causas do sofrimento, é preciso ter uma atitude imediata para fazer mudanças, saber onde se tem que mudar e que caminho deverá seguir para se curar. "Deus não faz por você, faz com você" (GASPARETTO: 2010). Não raramente, deixamos nos conduzir, quando apenas deveríamos ser orientados. As escolhas são sempre nossas. Para o Inteligência Cósmica o que importa é que estamos aqui e a situação vai nos promover, nos desenvolver. A nossa missão na Terra somos nós mesmos! É o nosso desenvolvimento, o nosso progresso, o nosso potencial, a nossa aprendizagem.

Deus nos criou e nos deu o livre-arbítrio. Tudo o que passamos são resultados de nossas escolhas. Se o outro nos influenciou é porque nos deixamos influenciar. Se existem obsessores é porque não somos totalmente vítimas. "Os Espíritos imperfeitos são instrumentos destinados a experimentar a fé e a constância dos homens de bem (...) Eles não podem te ajudar no mal senão quando queres o mal" (L. E., questão 466). Nós nos permitimos sintonizar com os nossos inimigos, através dos nossos pensamentos mesquinhos e levianos. Se tivéssemos somente bons sentimentos, o mal não nos alcançaria. Logo, é necessário para se curar, o autoconhecimento, abandonar o lugar de vítima e assumir responsabilidades sobre a própria vida.

Se estamos reencarnados numa família cheia de conflitos, ou rígida ou pobre é porque encontramos afinidades com estes Espíritos e os atraímos para o mesmo núcleo familiar. Se estamos numa sociedade violenta e corrupta é porque necessitamos destas relações sociais para progredir. São escolhas nossas!

Kardec pergunta aos Benfeitores Espirituais, na questão 258, O Livro dos Espíritos: "_ Quando no estado errante e antes de reencarnar, o Espírito tem a consciência e a previsão das coisas que lhe sucederão durante a vida?". Respondem-lhe os Espíritos: " _ Ele próprio escolhe o gênero de provas que quer suportar e é nisso que consiste o seu livre-arbítrio".

Nós recebemos as provas porque as necessitamos para mudar, as merecemos. Sair dessa situação depende do estágio evolutivo de cada Espírito. Odiar aquele que lhe rejeitou é uma condição do grau de evolução daquele Espírito. Perdoar a rejeição sofrida também é uma condição do estágio evolutivo. Em outras palavras, rejeitar ou acolher a um ser é uma condição do estágio evolutivo daquele Espírito. Uns irão aprender mais rapidamente, outros poderão reencarnar "n-vezes", até compreender a Lei do Amor que rege o Universo, e poder evoluir. Contudo, todos irão evoluir. Deus dá a cada um as condições necessárias para que isto aconteça.

A pessoa que pensa negativamente, mesmo antes de agir, só poderá colher maus frutos. Se a pessoa afirma o tempo todo para o Universo que ela é aquilo de negativo, então não vai mudar, porque está formando o negativo. É muito ruim não poder mudar. Ou seja, se a pessoa é negativista, ignora a sua própria luz, sua potencialidade, seu poder de transformação, inevitavelmente, o mal será sua companhia. Se é positiva, determinada, compreende que "estar" numa determinada situação é uma condição passageira, irá se posicionar com coragem frente as dificuldades de suas escolhas e irá encontrar a vitória, o sucesso, porque todos nascemos para vencer. Nascemos para brilhar!

"Ser" é um estado permanente (sou Espírito), "estar" é uma condição momentânea (estou encarnado), é um estado passageiro. Nós não somos pobres, estamos pobres; nós não somos feios, estamos feios; nós não somos doentes, estamos doentes; nós não somos maus, estamos maus, nós não somos carne; estamos encarnados, porque em algum momento de nossa existência pretérita ou atual, escolhemos "estar" nesta ou naquela condição, para aprimorar o que verdadeiramente somos - consciência (luz).

Quando acreditarmos que somos parte do Universo, e que podemos manipular a energia cósmica e transformar tudo à nossa volta, através do nosso pensamento, compreenderemos o que Jesus nos afirmou: "_ Vós sois deuses" (João 10: 34). " _Podeis fazer tudo o que faço e muito mais" (João 14: 12). Jesus nos mostra que como Ele, somos Espíritos imortais e, que, através da virtude que emana do nosso Espírito, podemos até mesmo curar. Com estas afirmativas, Jesus deixa para o homem a esperança de uma vida progressa.

Todos somos eflúvios divino. Comumente, não nos colocamos como filhos do Criador, nos referindo apenas a Jesus Cristo, como o "único Filho de Deus", como se não fossemos. "Somos seus filhos, uma vez que somos sua obra" (L. E., questão 77). Jesus mesmo afirma na oração que nos ensinou: "_ Pai Nosso...". Então, criamos uma distância do Divino, esquecendo desse poder de transformação que emana de nossa alma, uma vez que somos princípio inteligente. Se há pensamentos negativos é porque existem sentimentos negativos. É preciso se libertar deles e deixar o que de melhor existe em si fluir.

Transformando a ansiedade em serenidade, não importa em que situação você se encontre, a paz estará contigo, porque você é paz. Transformando a mágoa em perdão, não importa a situação que você se encontre, o amor estará contigo, porque você é amor. Transformando o medo das sombras em luz, não importa a situação em que você se encontre, a verdade estará contigo, porque você é consciência, e nasceu para brilhar. Que Assim Seja!

Luz e Amor!



"E Jesus lhe disse: Eu vim a este mundo para exercitar um juízo, a fim de que os que não vêem, veja, e os que vêem, se tornem cegos. E ouviram alguns dos fariseus que estavam com ele, e lhe disseram: Logo, também nós somos cegos? Respondeu-lhes Jesus: Se fosseis cegos, não teríeis culpa; mas como agora mesmo dizeis: Nós vemos, fica subsistindo o vosso pecado" (João, IX: 39-41).

(Muitos os Chamados e Poucos os Escolhidos, cap. XVIII; 11. O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.