terça-feira, 21 de janeiro de 2014

NATAL E FAMÍLIA




                                                                                                       
                                      


Em 21-12-2013; às 13hs e 45mint.

Hoje acordei refletindo sobre o Natal. Comemoramos o nascimento do nosso irmão maior, Jesus Cristo, o Salvador. Conquanto, é sabido pelos historiadores que Jesus não nascera em Dezembro, e sim em Março. Sabe-se que a festa natalina é uma festa cristã, instituída pelos homens, atendendo aos interesses da Igreja Católica. Enfim, não é esse o cerne da questão. Fiquei pensando como o Natal aproxima as pessoas num misto de comoção e alegria. O Espírito do Natal envolve-nos à todos, em quase todos os cantos do planeta Terra.

Paira no ar um encantamento, uma magia que contagia as pessoas, em especial as famílias. Tanto dizer que Natal é uma festa em família. Pessoas cruzam a ponte aérea para rever os parentes distantes. Gasta-se o décimo terceiro salário com presentes que identificam cada ente querido, como se fosse para si mesmo. Todas as lembranças parecem querer renascer em nossas mente: a infância, a adolescência. Lembra-se do cheiro, o perfume. Faz-se uma retrospectiva de tudo de bom que já se viveu: as brincadeiras, àquela festa .... àquela briga, sim, até mesmo as brigas são revistas. A partida, o reencontro, tudo envolto num sentimento de confraternização e de reparação. Sim, acredito que foi Jesus quem inspirou o Natal com o propósito da reparação, do amor ao próximo: "Amar ao próximo como a si mesmo".

Quem mais próximo de nós senão a nossa própria família? Tudo começa na família. O casal une-se e forma seu núcleo familiar. Quantos Espíritos reencarnam a partir dessa união?

Esclarecem-nos os amigos Benfeitores, escolhemos a família em que iremos reencarnar. A reencarnação é a oportunidade da reparação concedida pelo Pai Celeste aos seus filhos amados. Muitas vezes não compreendemos porque estamos no meio de pessoas que parecem não ter nenhuma afinidade conosco, e, termos que acreditar que foi uma escolha nossa. Acreditar que escolhemos nascer em uma família menos abastada economicamente. Aceitar que decidimos nascer em uma família conflituosa, ou, em famílias não mais nucleares (pai, mãe e filhos), ou, até mesmo, sermos adotados ou gerados "in vitros",  aprender a conviver com membros de outra família e tê-la por família, por fim, aprender a amá-la. 

É, o amor se aprende. Nascemos em famílias as quais escolhemos, para aprendermos a amar aqueles irmãos que, em vivências pretéritas, não conseguimos amar. E se alguém pensa ainda: "Deus que me livre de tê-la por família!", apressa-se em conciliar-se com seus irmãos e pais, considerando que os nossos pais são antes nossos irmãos em Cristo, senão, fatalmente, quando o Espírito liberto lembrar que não cumpriu sua missão junto àqueles entes, voltará novamente para aprender a amar ao seu inimigo. A família é assim, a reunião de Espíritos devedores entre si, inimigos de co-existências passadas. Como toda regra tem sua exceção, há Espíritos unidos pelo amor para ajudar na evolução do grupo familiar, nem todos são necessariamente desafetos passados. Em toda família existe alguém que busca promover a paz e a união de todos. Espíritos já evoluídos, mas, que retornam para auxiliar na evolução de Espíritos afins.

Se não conseguimos amar aqueles que nos são tão próximos, como a nossa família terrena, então, como poderemos almejar amar a nossa família universal? O Natal faz germinar esse sentimento de amor fraterno e universal. O aproximar de um Novo Ano conspira para essa comunhão universal. É comum fazermos novos planos: "este ano tudo será diferente". Mas, o ano só será realmente diferente se fizermos a diferença. Se mudarmos intimamente o que não está bom em nós. Não se pode fazer um ano melhor, se não se consegue transformar os erros  passado em virtudes. São os erros que nos ensinam e não os acertos. Consertar as nossas próprias falhas já é uma missão bastante difícil de se cumprir, não precisamos nos deter em consertar as dos outros, basta sejamos exemplos pelas nossas virtudes e tudo mais em torno se transformará por si mesmo. Tudo no Universo está em plena harmonia, somente os homens perdem o eixo porque perdem a concentração em si mesmos. Estamos aqui para nos aperfeiçoar e evoluir, essa é a missão mais sublime de cada ser no plano terreno. Evoluir-se contribui para a evolução de todo o Universo.

O amor ao próximo é uma virtude, os grandes filósofos da Antiguidade já declaravam que a virtude se aprende. O ano só pode ser melhor se consigo dar o melhor que há em mim. O amor é o melhor que existe em mim. Não há quem não possa doar o melhor de si para o outro: "Fora da Caridade não há Salvação" (E.S.E.). Caridade não é oferecer esmola aos pobres. Doar amor, isto sim é caridade. Todos somos dotados em potencial dessa semente plantada pelo Pai Celeste, todos podemos ofertar amor, porque todos somos feitos à sua semelhança e Deus é amor. O amor está contido no sorriso que exprime a paz, nas palavras doces que apazigua, nas mãos estendidas que sustenta, no abraço que conforta, no beijo que seca uma lágrima e, até mesmo, no silêncio profundo. O silêncio, quando não significa  a omissão do bem, é uma forma de amor. "Vá e reconcilie-se com o seu inimigo" (Jesus), isso é caridade.

O Natal é um dia especial que o Senhor nos oferta para aspirarmos esse eflúvio de amor, que emana do Reino Celestial, com o propósito de celebrarmos a vida. Deus é vida e, a vida é amor. Aprendamos a amar ao menos, os mais próximos de nós, os que mais nos se assemelham, porque esse é o grande desafio a ser vencido. O que mais nos incomoda no outro é aquilo que nos faz lembrar de nós mesmos, do que fomos e do que ainda somos. Se algo no outro nos irrita profundamente é porque ainda trazemos os resquícios desse mal. O problema, assim, não está no outro, o problema está em si. Quando se estiver superado todo o mal, ele já não mais nos atinge. Jesus, como Espírito superior, jamais se ofendeu com nossas faltas, pois que, Ele já as havia superado. Sequer precisava reencarnar como homem, porém, assim escolheu para nos ensinar a amar.

A mágoa é falta de caridade, é não respeitar o momento do outro. Ninguém é diferente do outro, nem melhor e nem pior. As diferenças somente existem no plano terreno, no plano espiritual existem estágios de aprendizagem e evolução, como ensina os amigos espirituais. As lições de vida é que são distintas, não os indivíduos. Somos todos feitos da mesma essência do Pai Celestial. Então, neste Natal, tente mais uma vez, abrace seu irmão, celebre a paz em família. Perdoe!

Há pessoas que desistiram dessa oportunidade de confraternização por considerar que é "hipocrisia", poispassada as festas, retornam-se as brigas. Nada mais triste do quer ser sozinho, não ter ao menos com quem brigar. O conflito é necessário para que ocorram as transformações, sejam pessoais ou sociais. Sempre existirá conflitos onde se reúnam duas ou mais pessoas com idéias diferentes, uma quererá sobrepor a outra. Isolar-se é não se permitir essas mudanças. "Senhor, quantas vezes devo perdoar ao meu irmão?". E responde Jesus: "Não sete, mais setenta vezes sete" (E.S.E.). Sua família pode não ser perfeita, porque nada é perfeito, mas é o melhor lugar para se estar. Comemorar o nascimento de Jesus, é refletir sobre os seus ensinamentos. Começar um Ano Novo é renovar em si, transformar-se nos ensinamentos de Jesus. Que Assim Seja!

FELIZ NATAL!

Luz e Amor!



"Jesus enviou seus doze apóstolos, depois de lhes ter dado as instruções seguintes: Não vades aos Gentios, e não entreis nas cidades dos Samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; e nos lugares para onde fordes, pregai dizendo que o reino dos céus está próximo". (Mateus, cap. X; 5-7).

(Não coloqueis a candeia sob o alqueire, cap. XXIV; 8. O Evangelho Segundo o Espiritismo).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.