segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

NATAL: A VIDA COM CRISTO


Em 22/12/2014; às 13 hs. e 20 min.


Natal, época de luz. 

Em quase todo canto do mundo, comemora-se o Natal. Milhares de luzes são acesas, iluminando a imaginação de adultos e crianças, casas são enfeitadas com belas árvores de Natal, presépios são montados para celebrar o nascimento do Messias. O Mundo vibra em uníssono comemorando a chegada do Espírito de Natal. Mas, .... o que é o Espírito de Natal?

Para muitos, o Natal é tempo de estar em família, de dar e receber presentes, de renovar o guarda-roupa, de encher a mesa de deliciosas guloseimas, fartar-se de apetitosas "aves natalinas", embriagar-se de vinhos e champanhes, gastar o décimo terceiro salário, endividar-se e fazer planos para  no Ano Novo conseguir saldar essas dividas.  Mas, .... é Natal! É um único dia no Ano! Por quê não?

Muitas pessoas nem mesmo sabem o significado de Natal, e choram porque "não vão ter Natal". E por quê não vão ter Natal, se Natal é apenas mais um dia? Não irão poder comprar roupas, não poderão se fartar de guloseimas e aves natalinas, não poderão colocar um enfeite novo na árvore de Natal, não poderão comprar presentes, não terão com quem compartilhar alegrias. Sim, muitas pessoas sentem-se só no Natal e entram em depressão. Mas, ...o que é o Natal?

Quantos não têm o que comer durante o ano inteiro, e não só no Natal? Quantos não têm um trapo para lhe cobrir a vergonha? Quantos, se quer, têm um lar? Uma casa? Então, para estes não existe o Natal? 

Poucos ainda compreendem que o Natal é muito maior do que tudo o que se apresenta. 

Natal significa nascimento. É o dia em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo. É o dia em que Deus nos deu o  maior presente, a vida de seu Filho, para que tenhamos vida eterna. Jesus veio ao Mundo para que tenhamos vida em abundância. Assim, o Natal não deveria ser apenas um dia, e, sim, comemorado todos os dias. 

Nós espíritas aprendemos a importância do dia como um presente de Deus, para a renovação das nossas tarefas, no sentido de nos melhorarmos, evoluirmos dia a dia. Quando finda um ciclo, comemora-se festivamente as realizações conquistadas, No plano Espiritual, segundo os Benfeitores, não é diferente, comemora-se a transição de um ciclo para o outro. O Natal é a preparação para essa transição de ciclo. Esta preparação, assim como em tudo, acontece antes no plano Espiritual. 

Apesar de Jesus não ter nascido em Dezembro, segundo pesquisadores, e o capitalismo incentivar o alto consumismo, a confraternização, as encenações do nascimento de Jesus, as canções natalinas, as preces, são esforços em evangelizar, e os Espíritos Benfeitores alegram-se com isso. Esse esforço de evangelizar as pessoas também ocorre no plano Espiritual. A Espiritualidade Maior aproveita dessa comemoração para nos ajudar a evoluir. O Natal trás esse sentimento de fraternidade e de alegria. As pessoas estão mais sensíveis, mais fraternas, logo, mais acessíveis, e os Bons Espíritos aproveitam todos os momentos para nos auxiliar. Essa mudança de vibração no Natal entra em consonância com o Universo, e contribui para a transformação da Humanidade. 

Segundo Divaldo Franco, os Benfeitores Espirituais aproveitam desses bons momentos para nos levar, em desdobramento, durante o sono, a conhecer as tarefas programadas antes da reencarnação, que deixamos de realizar, para que possamos nos reprogramar. É somente através da Evolução Espiritual que se pode libertar das superstições. As superstições levam às crenças, e nas crenças há um descarga energética que altera o sistema nervoso central e endócrino, causando prejuízo ao organismo. A auto-sugestão contribui para o bem estar.

Acreditar que a felicidade está no bolso cheio de dinheiro, ou, na saúde pra dar e vender, e que só há Natal se houver roupas novas, é se afastar de Jesus, o significado maior do Natal. O essencial da vida não é ter roupas, mas ter brilho interior que ilumina por onde passa. A felicidade está em fazer o bem. Quando nos deixamos tocar por Jesus, tudo se transforma, pois, Jesus é energia regeneradora. 

A vida é uma eterna renovação. Devemos a Jesus a oportunidade de nascer e renascer para aprimorar a nossa própria existência. Sempre podemos melhorar nossa vida, só nos acontece aquilo que pode melhorar nossa vida. 

Para construir um Ano Novo é preciso estar de mente aberta e coração em paz para receber tudo o que o Universo nos enviar. Nós nos fechamos em nossas próprias perspectivas e não damos espaço para que as coisas se realizem dentro dos propósitos de Deus. Então, nos antecipamos aos acontecimentos, causando angustias e sofrimentos desnecessários para a nossa existência. É preciso, pois, reprogramar a vida e observar o que é mais relevante, ainda perdemos muito tempo e gastamos muita energia em coisas sem importância.

O mal não merece consideração, não o alimente. Tudo o que deixamos de alimentar morre. Para que alimentar mágoas, ressentimentos, maus sentimentos? Vamos cultivar o amor, mudando nossa forma de interagir com a vida, com o outro e consigo mesmo, alimentando somente o bem. "Não é o amor que sustenta os relacionamentos, mas é a forma de se relacionar que sustenta o amor".

Nem sempre as coisas virão como desejamos, mas, da maneira que precisamos que seja, para aprendermos alguma lição. Se as coisas não se realizarem da forma como esperamos, saibamos aceitá-las de bom coração, porque foi exatamente como Deus desejou que fosse para o nosso bem. Se apresentou tal dificuldade, é porque nesta dificuldade está a necessidade de perseverar. Se demorou de acontecer é para trabalhar a nossa paciência e fé. Se não aconteceu é porque não era necessária para a nossa vida. Em tudo devemos dar graças ao Senhor e nos alegrarmos no Senhor.

Mesmo não havendo registro da data de nascimento de Jesus, que segundo estudiosos, foi concebido em Dezembro e nascido em Setembro, através da Doutrina Espírita, podemos considerar a existência do Espírito desde a sua concepção. A encarnação se dá na fecundação, como explica André Luis, e não no nascimento. A reencarnação de Jesus, possivelmente, se deu em Dezembro, assim sendo, é louvável que se comemore o Natal, como sendo o nascimento de Jesus, em Dezembro.

Independente de ser uma festa pagã e não religiosa, como se acredita, ainda é um instrumento de Evangelização, de aproximação de Deus, pois que desperta no homem o sentimento de confraternização Universal. Mesmo que alguns Espíritos, menos evoluídos, deixem-se levar pela técnica de mercado e confundam a figura de Papai Noel, que nada tem de representatividade com a suavidade e doçura de Jesus, com o Espírito do Natal, o mais importante do Natal é celebrarmos a vida com Cristo. É nos permitir essa reflexão sobre a vida a partir de Jesus Cristo.

FELIZ NATAL E MUITA PAZ NO ANO QUE SE APROXIMA!

Luz e Amor!


"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruí-los, mas para dar-lhes cumprimento. Porque em verdade vos digo que o céu e a terra não passarão, até que se cumpra tudo quanto está na lei, até o último jota e o último ponto". (Mateus, V; 17-18).

(Não Vim Destruir a Lei, cap. I; 1. O Evangelho Segundo o Espiritismo)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"(...) Quem se faz instrutor deve valorizar o ensino aplicando-o em si próprio" (Joanna de Ângelis.